homem preparando suplemento de maltodextrina
|

Mitos e verdades sobre Whey Protein

Compartilhe com os amigos

O Whey Protein tornou-se uma peça fundamental nas dietas de muitos atletas e indivíduos que estão em busca de uma alimentação mais saudável, mas, por vezes, sua reputação é obscurecida por concepções equivocadas e informações contraditórias. É por isso que hoje, é possível encontrar mitos e verdades sobre o Whey Protein em toda a internet.

Embora o Whey Protein seja seguro, muitas pessoas ainda se perguntam sobre sua eficácia e papel no ganho de massa magra. Isso porque, a grande maioria acredita que não são todas as pessoas que podem fazer o uso desse suplemento.

Pensando em lhe ajudar a tirar todas as suas dúvidas, separamos um post completo com as dúvidas mais pertinentes sobre o assunto. Confira a seguir!

O que é Whey Protein?

O Whey Protein é um suplemento alimentar fabricado a partir do soro do leite, usado por atletas e indivíduos que necessitam de um aporte proteico. Isso porque o soro do leite é rico em proteínas magras, o que garante que quem ingira o Whey consiga bater suas metas de proteínas de uma forma mais fácil e em alguns casos, até econômica.

Mitos e verdades sobre o Whey Protein

causa acne e problemas de pele

Um dos maiores mitos hoje em dia sobre o Whey Protein é de que ele causa acnes, o que atualmente está em debate e pesquisa. No entanto, até o momento, não existem evidencias cientificas que afirmem que o consumo de Whey está diretamente ligado ao surgimento ou piora em quadros de acnes.

Todas as pesquisas existentes são limitadas e inclusivas. Isso porque a relação entre a nossa dieta e a acne ainda é muito complexa e envolve diversos fatores, que variam de pessoa para pessoa.

No geral, não há um consenso claro sobre como o Whey Protein poderia causar acne em qualquer indivíduo, embora alguns estudos sugerem que alguns componentes do leite podem acabar influenciando em processos hormonais e inflamatórios ligados à acne.

No entanto, isso não acontece com todas as pessoas, e os estudos não possuem resultados consistentes, necessitando de mais pesquisas na área para concluir alguma coisa sobre o assunto.

Outro ponto importante é que a resposta a certos alimentos e suplementos variam conforme o organismo de cada indivíduo. Isso quer dizer que algumas pessoas podem notar quadros de acne ao ingerir o Whey, o que não significa que possamos afirmar que o Whey causa acne.

Afinal, o que causa acne, na verdade, é um fator individual que está ligado aos componentes do Whey. Nesses casos, a pessoa também desenvolverá acnes ao consumir outros produtos com esses competentes, como derivados do leite em geral.

causa problemas renais

Outro grande mito sobre o assunto é de que o Whey Protein poderia causar problemas renais por causar uma sobrecarga nos rins devido à grande quantidade de proteínas ingeridas.

No entanto, não existe qualquer indício cientifico de que isso seja verdade quando o Whey Protein é consumido nas doses indicadas e seguras. Pessoas saudáveis podem metabolizar e excretar as proteínas de maneira eficiente, a menos que a pessoa tenha algum problema nos rins não identificado.

Quando a pessoa possui doenças renais preexistentes, é necessário monitorar a ingestão proteica, incluindo o consumo de Whye Protein, e em casos de disfunção renal, esses órgãos acabam tendo dificuldade de filtrar e excretar resíduos em casos de ingestão excessiva de proteínas.

Porém, isso acontece com qualquer fonte de proteína e não somente no caso do Whey Protein. O que mostra que o problema não está no suplemento, e sim na grande ingesta de qualquer tipo de proteína na dieta em pessoas com problemas renais.

Os dados do estudo publicado no The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism sugerem que a suplementação de proteínas acima da ingestão dietética recomendada (0,8 g/kg) pode preservar a massa isenta de gordura sem afetar adversamente a função renal em adultos mais velhos saudáveis.

Whey protein é prejudicial ao fígado

Também criou-se um mito de que o consumo de Whey Protein poderia prejudicar o fígado, sendo outro mito que não possui evidencias científicas substanciais que comprove que isso seja de fato verdade.

No geral, o consumo de Whey Protein por pessoas saudáveis e sem doenças preexistes, nas quantidades nutricionais indicadas e seguras, não oferece risco algum à saúde do fígado.

é apenas para fisiculturistas

Embora essa crença não seja relacionada à saúde, muitas pessoas acreditam que o Whey Protein é um suplemento indicado apenas para fisiculturistas. No entanto, os benefícios do Whey vão além do aporte proteico voltado ao ganho de massa magra, e pode ser benéfico em diversas situações diferente.

Uma delas é no caso de idosos com perda de massa magra, algo comum no envelhecimento. A ingestão adequada de Whey não somente atua na manutenção de massa magra, como também atua na função imunológica e saúde óssea.

whey protein hidrolisado sendo medido para uso na dieta.
O Whey Protein também é usado para tratar casos de sarcopenia em idosos

O Whey Protein também pode beneficiar a perda de peso por sua alta capacidade de promover saciedade ao longo do dia, o que não apenas controla o apetite, mas contribui para uma redução da ingestão calórica total diária.

Junto, o Whey ainda pode ser usado por indivíduos que frequentam academia com o objetivo de aumentar a massa magra, já que é uma fonte proteica conveniente e fácil de carregar. Com isso, torna-se mais prático para ser ingerido no dia a dia, auxiliando qualquer pessoa que deseja preservar ou ganhar massa magra.

não é seguro para mulheres

O Whey protein pode ser ingerido tanto por homens, quanto por mulheres, e hoje, existem até mesmo marcas que desenvolveram Wheys específicos para o público feminino, com a adição de nutrientes e suplementos que são importantes para a saúde da mulher.

Além de ajudar na construção muscular e controle de peso, o Whey também é benéfico para as mulheres por atuar na saúde óssea, já que é rico em aminoácidos necessários para a formação e manutenção de ossos saudáveis. Isso é relevante para as mulheres por serem o público com maior risco de desenvolvimento e osteoporose.

é eficaz apenas imediatamente após o treino

Esse é o mito mais comum dentro das academias, e muitos acreditam que o Whey só pode ser consumido imediatamente depois do treino. 

Embora o período pós-exercício seja considerado crucial para a ingestão de proteínas, especialmente para a recuperação muscular, o Whey Protein pode ser benéfico em outros momentos e contextos. 

Estudos indicam que a distribuição uniforme da ingestão de proteínas ao longo do dia pode ser tão eficaz quanto concentrar o consumo apenas no período pós-exercício.

Além disso, consumir Whey Protein em várias refeições ou como parte de lanches ao longo do dia pode proporcionar um estímulo constante à síntese de proteínas, promovendo a recuperação muscular e o crescimento ao longo do tempo.

Whey Protein é carregado com produtos químicos nocivos

Embora algumas marcas de fato sejam cheias de produtos químicos, ao escolher uma marca de qualidade e confiança, você estará escolhendo um produto puro e livre de aditivos que façam mal à saúde.

Isso porque as marcas sérias e comprometidas produzem o Whey Protein geralmente por meio de processos de microfiltração e ultrafiltração. Estes métodos ajudam a concentrar a proteína enquanto removem a maioria das impurezas, como gorduras, carboidratos e lactose. Essa purificação contribui para a qualidade do produto final.

Essas marcas também não adicionam qualquer aditivo químicos durante o processo, e o máximo de ingredientes que você irá encontrar são os adoçantes e aromatizantes, usados apenas para dar mais sabor ao produto. No entanto, essas substâncias não são prejudiciais à saúde. 

Whey Protein é uma opção ruim para quem é intolerante à lactose

Apesar de ser um subproduto derivado do leite, o Whey Protein pode ser consumido por quem possui intolerância à lactose, desde que seja consumido em sua forma isolada, que passa por um processo adicional de filtragem para remoção a maioria da lactose.

Mesmo no caso do Whey Protein concentrado, que contém mais lactose em comparação com o isolado, a quantidade de lactose é relativamente baixa. Algumas pessoas com intolerância leve à lactose podem tolerar o Whey Protein concentrado em quantidades moderadas.

Porém, é importante ficar de olho nos eu grau de intolerância e resposta ao seu organismo, buscando sempre opinião profissional antes de começar qualquer suplementação.

Whey Protein causa ganho de peso

Outro senso comum equivocado é de que o Whey Protein pode causar ganho de peso. No entanto, o que gera o ganho de peso é um balanço calórico inadequado, quando você consome mais calorias do que gasta.

Nesses casos, qualquer alimento ou suplemento ingerido causará ganho de peso por não estar alinhado com suas necessidades calóricas.

O whey protein é uma fonte de proteína de alta qualidade, essencial para a construção e reparo dos tecidos, incluindo os músculos. No entanto, quando consumido em excesso, sem necessidade e sem contagem calórica adequada, por proporcionar o aumento de peso a longo prazo.

Portanto, é fundamental considerar o Whey Protein como parte de uma estratégia global de dieta e exercícios. Seu papel na recuperação muscular e no suporte ao crescimento pode ser valioso, mas a moderação e o equilíbrio na ingestão calórica geral são essenciais para alcançar os objetivos de peso desejados, seja ganhar, perder ou manter o peso corporal. 

Nossa dica é sempre buscar ajuda de um profissional, que montará sua dieta conforme as necessidades do seu corpo e com base nos seus objetivos.

Whey protein é desnecessário, pois podemos obter proteínas suficientes da dieta regular

Muitas pessoas afirmam que o uso de Whey Portein é desnecessário, sendo possível consumir as proteínas apenas dos alimentos. Embora em alguns casos você de fato consiga consumir proteínas em quantidades adequadas apenas dos alimentos, nem todas as pessoas conseguem bater essa meta.

Pessoas que precisam consumir mais de 120g de proteína por dia, teriam que consumir muitos alimentos proteicos para bater essa meta. Em alguns casos, além do desconforto, muitas pessoas não têm tempo de cozinhar esses alimentos para todas as refeições.

O Whey Protein é um suplemento fácil e prático, e muitas pessoas preferem ingeri-lo depois dos treinos dentro de academias.

Lembre-se, porém, que o Whey é um suplemento e deve ser usado como auxiliar em sua dieta. O ideal é que você consuma o máximo de alimentos proteicos que conseguir, como carnes magras, ovos etc, e use o Whey apenas para auxiliar a bater a sua meta diária.

Whey Protein tem Alta qualidade de proteína

A alta qualidade do Whey Protein como fonte de proteína está relacionada à sua composição nutricional abrangente e à presença de aminoácidos essenciais. Isso porque o suplemento contém todos os aminoácidos essenciais que o corpo não pode produzir por conta própria e, portanto, devem ser obtidos através da alimentação. 

Esses aminoácidos essenciais são fundamentais para a síntese proteica, que desempenha um papel crucial na construção e reparo dos tecidos do corpo.

mulher preparando suplemento
O suplemento é rico em proteínas de alto valor biológico

Outra característica notável do Whey Protein é sua rápida absorção pelo organismo. Isso significa que os aminoácidos presentes no Whey são liberados na corrente sanguínea de maneira eficiente, tornando-o uma fonte prontamente disponível para os músculos e outros tecidos. 

Essa rápida absorção faz do Whey Protein uma escolha popular para a recuperação muscular pós-exercício.

Promove a síntese de proteínas musculares

A capacidade do whey protein em promover a síntese de proteínas musculares é um dos seus principais atributos e contribui significativamente para a sua popularidade entre atletas, fisiculturistas e entusiastas do fitness. 

Whey Protein Concentrado sendo preparado.
Um dos principais benefícios do Whey é sua capacidade em promover a síntese de proteínas musculares

Por ser rapidamente absorvido pelo sistema digestivo, resulta em uma liberação rápida de aminoácidos na corrente sanguínea. Esse rápido fornecimento de aminoácidos é particularmente benéfico para a síntese de proteínas musculares, pois fornece os substratos necessários imediatamente após o exercício.

O whey protein ainda tem um efeito anabólico, o que significa que ele promove a construção e o crescimento muscular. Isso é especialmente valioso após sessões de treinamento de resistência, quando os músculos estão em estado de recuperação e são mais receptivos à síntese de proteínas.

Aumenta a saciedade

Um dos principais benefícios do Whey Protein é que ele aumenta a saciedade, o que é importante tanto para quem deseja controlar o peso, quanto para quem quer reduzir a ingestão calórica para emagrecimento.

O consumo de proteínas, incluindo o whey protein, estimula a liberação de hormônios relacionados à saciedade, como a leptina e o peptídeo YY. Esses hormônios desempenham um papel crucial na regulação do apetite e na sinalização ao cérebro que o corpo está satisfeito.

Um estudo publicado no Journal of the American Nutrition Association mostrou que o whey protein afeta a saciedade por meio das ações de frações específicas do whey protein em si, peptídeos bioativos, aminoácidos liberados após a digestão e ação combinada do whey protein e/ou peptídeos e/ou aminoácidos com outros constituintes do leite. 

Outro ponto interessante é que o processo de digestão e absorção de proteínas requer uma maior quantidade de energia em comparação com carboidratos e gorduras. 

Esse efeito termogênico da proteína significa que o corpo gasta mais energia para metabolizar as proteínas, contribuindo para a sensação de plenitude e possivelmente auxiliando no controle do peso.

Mas, é importante ter em mente que dependendo dos seus objetivos, algumas proteínas dão mais saciedade do que outras.

O Whey Protein pode ser usado em qualquer dieta

O Whey Protein é uma fonte de proteína de alta qualidade e fornece vários benefícios nutricionais, e por isso, pode ser inserido em qualquer dieta. Porém, é importante considerar que a sua inclusão em qualquer dieta deve ser feita com base nas necessidades individuais e nos objetivos específicos de cada pessoa. 

Isso porque pode ser consumido por quem deseja ganhar músculos e também por quem deseja perder peso, assim como pessoas saudáveis que queiram preservar a massa magra e manter o peso.

As quantidades, porém, vão variar conforme o quadro da pessoa e seus objetivos ao suplementar a proteína.

Whey Protein pode ser consumido por menores de 18 anos

Indivíduos menores de 18 anos podem se beneficiar do consumo de Whey Protein em situações específicas, como atletas adolescentes envolvidos em treinamentos intensos, onde a demanda por proteínas pode ser aumentada.

Além disso, algumas crianças e adolescentes com quadros de deficiência proteica podem usar o Whey por períodos específicos quando indicado por um profissional da saúde, para recuperação da massa magra com mais eficiência.

Agora que você descobriu os mitos e verdades sobre Whey Protein, não deixe de buscar ajuda de um profissional da saúde para verificar quais as recomendações diárias desse suplemento com base nos seus objetivos. Além disso, é importante verificar quaisquer restrições antes de iniciar a recomendação.

Whey Protein Original Max Titanium

Compre Whey Protein Original na Max Titanium, referência em nutrição esportiva com 5% Off no Pix, 6X Sem Juros e Opção de Frete Grátis!

whey protein max titanium


Compartilhe com os amigos

Posts Similares