homem fazendo musculação na academia
|

Roacutan afeta desempenho no treino?

Compartilhe com os amigos

A decisão de tomar medicamentos, como o Roacutan, muitas vezes acaba gerando preocupações e dúvidas, especialmente para aqueles que estão em uma vida saudável e se dedicam a uma rotina regular de exercícios físicos. Entender os efeitos deste medicamento antes de iniciar seu tratamento é essencial para tomar decisões concretas em relação à saúde.

O exercício é hoje fundamental para nossa saúde e bem-estar, e pode ser afetado por fatores externos, como o uso de medicamentos específicos. Com isso, além de conversar com o profissional que está te acompanhando e discutir quais efeitos isso terá na sua saúde, você deve se informar para tomar a decisão correta antes de iniciar o seu tratamento.

Veja a seguir se o Roacutan afeta o desempenho no treino e quais possíveis efeitos no seu corpo!

O que é Roacutan?

O Roacutan é o nome comercial da isotretinoína, um fármaco utilizado no tratamento de casos graves e resistentes de acne. Ele pertence a uma classe de medicamentos chamada retinóides, que são derivados da vitamina A. 

USE O CUPOM “soumaxtitanium” PARA ATÉ 20% OFF

rapaz com acne severa
O Roacutan é um medicamento usado para tratar acnes grau II e grau III

Por agir na redução da produção de óleo pelas glândulas sebáceas, e diminuir as inflamações que são associadas à acne, a isotretinoína é considerada um dos tratamentos mais eficazes contra casos de acnes grau 2 e 3.

Graças a diminuição na produção de óleo, a formação de cravos, espinhas e cistos também diminui, resultando em uma melhora significativa na condição da pele.

No entanto, o Roacutan também pode ser usado para tratamento de outras condições dermatológicas como a rosácea, e pode ser considerado uma forma de tratamento em casos graves de hiperplasia sebácea. 

No geral, é usado especialmente para casos de acnes que não respondem a outras terapias e uso de medicamentos orais e tópicos.

Quais são os efeitos colaterais do Roacutan?

Entre os possíveis efeitos colaterais estão:

  • ressecamento da pele e dos lábios;
  • irritação ocular, com base em resultado de estudos;
  • dores musculares e articulares;
  • alterações nos níveis de colesterol e triglicerídeos.

No entanto, o efeito colateral mais preocupante é o risco de malformações fetais, o que torna essencial que mulheres em idade fértil utilizem métodos contraceptivos eficazes durante o tratamento. 

De acordo com dados de um estudo publicado no British Journal of Clinical Pharmacology, o uso de isotretinoína durante a gravidez impacta nas taxas de malformações congênitas e abortos.

Além disso, o Roacutan também pode afetar o fígado, portanto, exames de sangue regulares são necessários para monitorar a função hepática em pacientes que possuem histórico de problemas hepáticos.

pessoa com duas cápsulas de medicamento nas mãos
É importante que você visite um médico antes de iniciar o tratamento para realização de todos os exames necessários

Vale lembrar que o Roacutan deve ser prescrito e administrado por um médico, que avaliará cuidadosamente os benefícios e os riscos para cada paciente, e você jamais deve se automedicar sem a supervisão de um profissional da saúde.

Roacutan afeta o desempenho no treino?

Por ter diversos efeitos colaterais, o Roacutan pode impactar negativamente os treinos em diversos aspectos diferentes. A diminuição da produção de óleo na pele pode resultar em menos suor, o que pode afetar a regulação da temperatura durante o exercício em alguns casos. Por isso, é essencial manter-se hidratado.

Além disso, os possíveis efeitos colaterais, como dores musculares e articulares, podem limitar a intensidade e a frequência dos treinos.

No entanto, é importante destacar que os efeitos do Roacutan no desempenho físico podem variar consideravelmente entre os indivíduos. Algumas pessoas podem continuar a se exercitar com poucos problemas, enquanto outras podem enfrentar desafios adicionais. 

De acordo com dados de um estudo publicado no BMC Pharmacology and Toxicology, não houve diferenças significativas na força muscular entre o grupo de pacientes que recebeu isotretinoína e o grupo controle. Esses resultados sugerem que a isotretinoína não parece afetar negativamente a força muscular durante o tratamento. 

homem treinando braço e peito para hipertrofia
O Roacutan não interfere diretamente no rendimento do treino, mas pode causar dores musculares e nas articulações

Ou seja, o Roacutan não afeta o desempenho do treino diretamente, e a diminuição na frequência dos exercícios dependerá apenas dos efeitos colaterais e sensibilidade do paciente.

Existem contraindicações do Roacutan?

Gravidez e amamentação

A maior contraindicação do Roacutan são mulheres grávidas, já que o fármaco pode causar malformações graves no feto. Se você está planejando engravidar, não deve fazer o tratamento com Roacutan durante esse período, além de usar métodos contraceptivos eficazes se estiver em idade fértil durante o tratamento para evitar os riscos.

O medicamento também não deve ser usado por lactantes.

Histórico de alergia

Se você já teve uma reação alérgica à isotretinoína ou a qualquer outro componente do medicamento, não deve fazer o uso de Roacutan.

Doenças hepáticas

Pessoas com doenças hepáticas graves podem ter dificuldade em metabolizar o Roacutan, o que pode aumentar o risco de efeitos colaterais hepáticos. O médico deverá solicitar exames de função hepática antes de prescrever o medicamento.

Hipervitaminose A

Se você já estiver tomando suplementos de vitamina A em altas doses, isso pode aumentar o risco de toxicidade de vitamina A quando combinado com Roacutan. Por isso é importante que você consulte um médico de confiança para solicitar todos os exames necessários antes de iniciar o tratamento.

pessoa colocando um comprimido na mão
Se você faz uso contínuo de suplementos com vitamina A, é essencial que o médico faça os exames necessários para evitar intoxicação do nutriente

Problemas psiquiátricos

O Roacutan tem sido associado a mudanças no humor, depressão e pensamentos suicidas em alguns casos, de acordo com dados de um estudo publicado no Archives of Dermatology. Se você tem um histórico de problemas psiquiátricos, discuta isso com seu médico antes de começar o tratamento.

Doenças inflamatórias do trato gastrointestinal

Indivíduos com doenças inflamatórias do trato gastrointestinal, como doença de Crohn ou colite ulcerativa devem evitar o tratamento com Roacutan, já que ele pode agravar essas condições.

Uso de contraceptivos hormonais

Mulheres que utilizam contraceptivos hormonais, como pílulas anticoncepcionais, devem estar cientes de que o Roacutan pode diminuir a eficácia desses contraceptivos. Discuta com seu médico qual o melhor método para o seu caso.

Um estudo publicado no Clinical Pharmacology & Therapeutics mostrou que o uso de isotretinoína diminui o efeito de alguns anticoncepcionais, reforçando a necessidade de métodos contraceptivos adicionais durante a administração concomitante desses medicamentos.

Como diminuir a dor muscular causada pelo roacutan?

Apesar de ser um efeito colateral raro, a dor muscular e articular causada pelo Roacutan pode incomodar alguns pacientes. Se isso acontecer, é importante que você tome algumas medidas para minimizar o desconforto, como:

  • Entre em contato com seu médico: relate imediatamente a dor muscular ao seu médico. Eles podem avaliar sua condição e determinar se é necessário fazer ajustes na dose ou no tratamento.
  • Hidrate-se: embora poucas pessoas saibam, a desidratação pode acabar causando dores musculares. Ingira água o suficiente para garantir que as dores não sejam causadas por quadros de desidratação. Além disso, o Roacutan pode acabar ressecando sua pele, aumentando a necessidade de se manter hidratado para evitar desconfortos.
mulher tomando água
A dor muscular pode ser um sinal de desidratação
  • Descanso: as dores também podem estar relacionadas à falta de descanso entre os treinos. Seu corpo precisa de tempo suficiente para se recuperar, e é importante evitar exercícios intensos que possam agravar a dor muscular.
  • Aplicação de calor ou gelo: caso você esteja com dores musculares causadas pelo medicamento, uma dica que pode auxiliar a diminuir o desconforto é aplicar compressas quentes ou frias para aliviar a dor muscular. Experimente a temperatura que cause mais alívios para seu caso, e evite tomar analgésicos especialmente se você estiver treinando para não atrapalhar no resultado dos treinos.

Agora que você viu se o Roacutan afeta desempenho no treino ou não, converse com médico antes de iniciar o tratamento. É importante considerar todos os efeitos colaterais, e quais os benefícios do uso do fármaco no seu quadro. Na grande maioria dos casos, o tratamento com Roacutan é eficaz e não traz grandes efeitos colaterais, mas é importante estar ciente dos riscos.

Whey Protein Original Max Titanium

Compre Whey Protein Original na Max Titanium, referência em nutrição esportiva com 5% Off no Pix, 6X Sem Juros e Opção de Frete Grátis!

whey protein max titanium


Compartilhe com os amigos

Posts Similares