Blog Home / Artigos / Glutamina e seus benefícios

Glutamina e seus benefícios

A glutamina é o aminoácido livre mais abundante no plasma e no tecido muscular, sendo também encontrada em concentrações relativamente elevadas em outros diversos tecidos corporais.

Pode ser considerada um aminoácido essencial em situações clínicas e catabólicas, ou seja, desempenha muitas funções em nosso organismo, tais como: proliferação das células, glicogênese hepática, manutenção do equilíbrio ácido-base, estimula a síntese de glicogênio, entre outros. Está diretamente relacionado à saúde intestinal e também a imunidade, principalmente quando o organismo está em situação de stress.

Benefícios da Glutamina

Conheça agora alguns dos benefícios da suplementação de glutamina para os praticantes de atividades físicas:

  1. Está relacionada com a saúde intestinal, sendo uma grande aliada para integridade da permeabilidade intestinal;
  2. promove a captação de glicose após os treinos e ajuda a reparar o glicogênio hepático, o que auxilia na restauração da energia;
  3. equilibra o pH sanguíneo durante o balanço ácido/básico, durante o estado de acidose;
  4. protege as células dos radicais livres que são potencializadores de diversas doenças;
  5. reduz o acúmulo de ácidos produzidos pelo exercício, pois permite que os rins eliminem a carga ácida excedente e amônia;
  6. impulsiona o sistema imunológico, isso é importante, já que exercícios pesados tendem a reduzir os níveis de glutamina.

Como qualquer suplemento, as doses de glutamina devem ser indicadas por um nutricionista que, por meio de uma avaliação individual, prescreve uma alimentação saudável e determina a quantidade e a frequência com que você deve ingerir esse nutriente.

Quer aprender mais sobre a glutamina? Assista ao vídeo onde o Dr. Paulo Muzy fala tudo sobre o assunto! Não deixe de seguir nosso perfil no Instagram, Facebook e se inscreva em nosso canal no YouTube.