atleta tomando glutamina suplemento
|

Glutamina e seus benefícios

Compartilhe com os amigos

A glutamina é o aminoácido livre mais abundante no plasma e no tecido muscular, sendo também encontrada em concentrações relativamente elevadas em outros diversos tecidos corporais.

Pode ser considerada um aminoácido essencial em situações clínicas e catabólicas, ou seja, desempenha muitas funções em nosso organismo, tais como: proliferação das células, glicogênese hepática, manutenção do equilíbrio ácido-base, estimula a síntese de glicogênio, entre outros. Está diretamente relacionado à saúde intestinal e também a imunidade, principalmente quando o organismo está em situação de stress.

Conheça agora alguns dos benefícios da suplementação de glutamina para os praticantes de atividades físicas:

Síntese de proteínas

Assim como outros aminoácidos, a glutamina é necessária para a síntese de proteínas no corpo. Isso é crucial para processos como a construção de tecido muscular.

USE O CUPOM “soumaxtitanium” PARA ATÉ 20% OFF

A síntese de proteínas é um processo biológico essencial que ocorre nas células para a produção de novas proteínas. Esse processo envolve a transcrição do DNA em RNA mensageiro (mRNA), seguido pela tradução do mRNA em uma cadeia de aminoácidos, que se dobra em uma proteína funcional. As proteínas são cruciais para quase todas as funções biológicas, desde a estrutura das células e tecidos até a regulação de processos metabólicos e respostas imunológicas.

100% Whey Concentrado da Max Titanium

O Whey Protein (WP) apresenta alto valor biológico, devido às altas concentrações proteicas, e presença de compostos bioativos, por isso, atualmente é considerado um alimento funcional.

Produto com excelente custo x benefício ao consumidor. Entrega de aporte proteico em excelente quantidade a custo acessível.

Benefícios do Whey Pro

  • Auxílio para o ganho de massa muscular;
  • Auxílio para recuperação muscular;
  • Prevenção da perda e manutenção de massa muscular;
100% Whey Pote 900G - Max Titanium - Sabor Baunilha

O processo de síntese de proteínas é regulado por uma complexa rede de sinais e moléculas dentro da célula. O controle dessa síntese permite ao organismo adaptar-se a mudanças no ambiente e nas necessidades metabólicas, produzindo diferentes proteínas conforme necessário. As proteínas também são constantemente degradadas e substituídas, mantendo um equilíbrio delicado conhecido como turnover proteico.

Função imunológica

A glutamina é usada como fonte de energia pelas células do sistema imunológico, incluindo linfócitos e macrófagos, o que é vital para a nossa capacidade de combater doenças e infecções.

Quando o corpo está sob estresse, como durante doenças ou após exercícios intensos, a demanda por glutamina aumenta, tornando-a essencial para manter a função imunológica adequada.

Além disso, a glutamina tem um papel importante na saúde intestinal, que é um componente crucial da imunidade. A glutamina ajuda a manter a integridade da barreira intestinal, que protege o corpo de bactérias patogênicas e toxinas. Dessa forma, a glutamina contribui para um sistema imunológico saudável, tanto diretamente, fornecendo energia para as células imunológicas, quanto indiretamente, mantendo a saúde do intestino.

Saúde intestinal

É a principal fonte de energia para as células do intestino, ajudando a manter a integridade e a função da barreira intestinal, uma grande aliada para integridade da permeabilidade intestinal. A saúde intestinal é crucial para o treino de hipertrofia por várias razões:

Absorção de nutrientes: Um intestino saudável permite a absorção eficiente dos nutrientes que você consome. Para a hipertrofia muscular, é fundamental ter um suprimento adequado de proteínas e outros nutrientes essenciais. Se o intestino não estiver funcionando corretamente, a absorção desses nutrientes pode ser comprometida, limitando os ganhos de massa muscular.

Saúde imunológica: Grande parte do sistema imunológico está localizada no intestino. Um sistema imunológico saudável é crucial para a recuperação e reparação muscular após o treino. Se a saúde intestinal estiver comprometida, pode levar a uma resposta imune subótima, prejudicando a recuperação muscular e, portanto, os ganhos de hipertrofia.

Bem-estar geral: Um intestino saudável está ligado a um melhor bem-estar geral e níveis mais baixos de inflamação no corpo. Isso pode impactar positivamente a capacidade de treinar intensamente e se recuperar de forma eficaz.

Equilíbrio ácido-base

Esse aminoácido ajuda a manter o equilíbrio ácido-base no corpo, particularmente durante situações de stress metabólico, como exercícios intensos.

O equilíbrio ácido-base no corpo é um aspecto fundamental da homeostase, ou seja, a manutenção de um ambiente interno estável no organismo. Esse equilíbrio refere-se à regulação precisa do pH no sangue e nos outros fluidos corporais. O pH normal do sangue humano é mantido em torno de 7.4, com pequenas variações podendo causar distúrbios significativos.

mulher na academia pós treino

Essa regulação é realizada por meio de vários mecanismos, incluindo a respiração (que remove dióxido de carbono, um ácido, do corpo), a função renal (que excreta íons de hidrogênio e reabsorve bicarbonato, uma base, do sangue), e o uso de tampões químicos no sangue. Manter o equilíbrio ácido-base é vital para as funções corporais, pois um pH inadequado pode afetar as reações enzimáticas e o transporte de oxigênio e outros nutrientes no corpo.

Efeito antioxidante

Protege as células dos radicais livres que são potencializadores de diversas doenças. A glutamina tem uma função indireta como antioxidante no corpo. Embora a glutamina em si não seja um antioxidante, ela contribui para a produção de um antioxidante poderoso chamado glutationa.

A glutationa é um peptídeo composto por três aminoácidos: cisteína, ácido glutâmico e glicina. A glutamina é convertida em ácido glutâmico no corpo, que, juntamente com a cisteína e a glicina, pode ser usado para formar glutationa.

Aluno executando Remada cavalinho
treinos intensos aumentam a produção de radicais livres

Como um antioxidante, a glutationa desempenha um papel crucial na proteção das células contra danos oxidativos. Ela faz isso neutralizando os radicais livres – moléculas instáveis que podem danificar as células e contribuir para o envelhecimento e várias doenças.

Portanto, embora a glutamina não seja diretamente um antioxidante, ela desempenha um papel crucial na produção de um dos mais importantes antioxidantes do corpo, a glutationa. Isso torna a glutamina importante para a manutenção da saúde celular e a proteção contra danos oxidativos.

Reparação do glicogênio hepático

Promove a captação de glicose após os treinos e ajuda a reparar o glicogênio hepático, o que auxilia na restauração da energia;

reduz o acúmulo de ácidos produzidos pelo exercício, pois permite que os rins eliminem a carga ácida excedente e amônia;

Como tomar

Como qualquer suplemento, as doses de glutamina devem ser indicadas por um nutricionista que, por meio de uma avaliação individual, prescreve uma alimentação saudável e determina a quantidade e a frequência com que você deve ingerir esse nutriente.

Mas de uma maneira geral, a dosagem sugerida pode variar, mas geralmente fica entre 5 e 10 gramas por dia. Pode ser tomada em qualquer momento, mas muitos preferem consumi-la imediatamente após o treino para auxiliar na recuperação muscular.

A glutamina é geralmente apresentada em forma de pó, que pode ser misturado com água, suco ou outra bebida de sua escolha. Também está disponível em forma de cápsula. É possível tomá-la com ou sem alimentos, e algumas pessoas constatam que o consumo junto às refeições ajuda a evitar desconforto estomacal.

Glutamina Max Titanium

Durante períodos de treinamento intenso, a ingestão reduzida de carboidratos ou aminoácidos podem fazer com que os estoques de glutamina no organismo sejam prejudicados. A suplementação com L-G auxilia a manter a quantidade de glutamina que o organismo necessita.

O grande diferencial do produto é que a Glutamina presente no L-G da Max Titanium conta com o Selo PURE AMINO ACID by Ajinomoto Co.®, que garante a altíssima qualidade e pureza deste aminoácido.


Compartilhe com os amigos

Posts Similares