homem com musculatura das costas e braços definidos
| |

Dieta para não perder o físico

Compartilhe com os amigos

 

Dieta em “off” refere-se ao período em que o atleta se ausenta das competições para ganhar massa muscular a fim de corrigir suas deficiências em simetria e proporção.

Dieta em off

Para ser eficiente no ganho de massa muscular durante o off season (do inglês, fora de competição) os atletas ingerem calorias acima do seu gasto diário, promovendo assim superávit calórico.
Alguns atletas aproveitam esse período para comer o que gostam e que não podem de forma alguma comer quando se preparam para campeonatos.

Ganhar e perder

Contudo, é importante salientar que toda gordura ganha durante esse processo terá de ser perdida quando o atleta voltar para dieta de definição muscular.
Portanto, é de se imaginar que a maioria prefira não perder muita definição em off para reduzir o sacrifício posterior.

Ciclo de cardio

Para evitar o acúmulo excessivo de gordura existem algumas estratégias muito eficazes como ciclo de carbo e cardio em off.
Muita gente se opõe ao cardio em off porque acha antagônico, contudo é um paradoxo bem aceito atualmente por garantir bom rendimento nos treinos com o ganho de peso do off.
Quando há ganho de peso rápido, nosso sistema cardiorrespiratório sofre para manter o nível de oxigenação nos músculos durante o treino.
É comum sentir-se muito cansado e perder rendimento no treino pelo ganho de peso em off. Portanto, o exercício aeróbio auxilia a manter o rendimento nos treinos, mantendo os treinos intensos, o que gera maior estímulo de hipertrofia e também menor acumulo de gordura.
Contudo, quando falamos de pessoas que tem muita dificuldade em comer para ganhar massa, o cardio pode aumentar essa dificuldade pois aumenta o gasto calórico e exige uma ingestão ainda maior de calorias para promover ganho.

USE O CUPOM “soumaxtitanium” PARA ATÉ 20% OFF

Ciclo de carbo

Outra estratégia inteligente é o ciclo de carbo, que preconiza um maior consumo de carboidratos em alguns dias e menor consumo em outros.
Geralmente, maior quantidade de carbo nos dias de treino dos grupos musculares mais deficientes, que mais precisam de desenvolvimento, e menor nos demais dias para evitar o excesso de calorias.
Eu disse geralmente porque, em alguns casos, a quantidade de comida pode ser muito grande, gerando sonolência pela grande secreção de insulina e atrapalhar o treino.
Nesses casos o maior consumo de carboidratos pode ser feito no dia anterior aos treinos mais importantes para haver grande estoque de glicogênio para tais treinos.

Veja que não há regras fechadas para estas estratégias, elas devem ser desenhadas individualmente tendo em vista as necessidades de cada um.

Dr. Gabriel Kaminski, PhD.
– Graduação: farmácia e bioquimica (UFPR)
Intercâmbio em bionanotecnologia Kungliga Tekniska Högskolan (Estocolmo, Suécia).
– Mestrado e doutorado em ciências farmacêuticas pela UFPR.
– Intercâmbio de PhD no Quantum-Nano Centre, University of Waterloo (Canadá).
– Professor de especialização e pós graduação em bioquímica e farmacologia.
– Expert da Indústria Max Titanium suplementos alimentares.
– Drug designer na Farmácia Miligrama.
– Responsável técnico Liquid Sun Rays Brasil cosméticos.
– Preparador de atletas de fisiculturismo amadores e profissionais do Brasil, América do Sul, EUA e Europa.


Compartilhe com os amigos

Posts Similares