mulher fazendo esteira na academia
| | |

Cardio em jejum e pré-treino combinam?

Compartilhe com os amigos

A busca por otimizar os treinos e alcançar resultados mais eficazes sempre foi uma meta comum para quem pratica atividades físicas e atletas. Nesse contexto, uma abordagem tem ganhado cada vez mais destaque: o cardio em jejum combinado com o pré-treino. Essa abordagem divide opiniões quando se trata de sua eficácia e segurança.

O cardio em jejum, que envolve realizar exercícios aeróbicos sem consumir alimentos antes, é muitas vezes elogiado por sua alegada capacidade de maximizar a queima de gordura. Por outro lado, o consumo de pré-treino poderia potencializar esses resultados e melhorar a performance do aeróbico feito em jejum. 

Pensando em lhe auxiliar, separamos um post falando mais sobre essa combinação. Confira!

O Que é Cardio em Jejum?

Cardio em jejum é uma prática de exercícios aeróbicos realizada nas primeiras horas da manhã, após o período de sono noturno, antes de ingerir qualquer alimento. A ideia por trás dessa técnica se baseia no princípio de que, em estado de jejum, os níveis de glicose no sangue estão mais baixos, o que força o corpo a recorrer às reservas de gordura com mais facilidade para obter energia.

mulher fazendo cardio na bicicleta
O cardio em jejum é o treino aeróbico feito antes da primeira refeição do dia

Em outras palavras, a ideia principal é que o cardio em jejum acelere a maximize a queima de gordura com atividades como corrida, ciclismo, caminhada rápida ou até mesmo treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT).

Benefícios do Cardio em Jejum

  • Queima de Gordura: O exercício em jejum, especialmente o cardio, ajuda a acelerar a queima de gordura, e pode ser uma excelente estratégia para quem quer perder peso, de acordo com dados de um estudo publicado no British Journal of Nutrition.
  • Melhora da Sensibilidade à Insulina: Esse mesmo estudo mostrou que o cardio em jejum ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina, algo essencial para controlar os níveis de açúcar no sangue e para promover o emagrecimento saudável.
  • Estímulo ao Metabolismo: Estudos sobre o assunto indicam que o cardio em jejum pode estimular o metabolismo pela adaptação gerada ao treinar sem a ingestão do pré-treino.

Riscos e Considerações

Embora seja benéfico, o cardio em jejum pode trazer alguns riscos como a degradação da massa muscular se você não treinar adequadamente focado em hipertrofia. Além disso, algumas pessoas não se adaptam a essa estratégia, e relatam sentir-se cansadas e com baixa energia durante o exercício em jejum.

Vale lembrar que é sempre importante começar aos poucos, e nunca iniciar fazendo muitos minutos de cardio em jejum. Inicialmente você deve se adaptar para evitar mal estar e sempre respeitar os limites do seu corpo.

Algumas pessoas preferem consumir um pré-treino para melhorar a performance e aumentar a disposição, evitando possíveis efeitos colaterais como mal-estar.

O Que é o Pré-Treino?

O pré-treino nada mais é do que um suplemento fornecedor de energia para melhorar o desempenho e foco durante os exercícios físicos. No geral, são formulados a partir da mistura de ingredientes estimulantes, como a cafeína, que aumenta a energia, estado de alerta e resistência, e a beta-alanina, usada para reduzir a fadiga muscular e melhorar o desempenho de alta intensidade.

Esse suplemento normalmente é ingerido cerca de 30 minutos antes do treino.

Com essa energia adicional e melhora na performance, você tende a treinar de forma mais intensa, o que potencializa a queima de gordura do cardio em jejum.

Cardio em jejum e pré-treino combinam?

A combinação do cardio em jejum e pré-treino pode ser uma excelente estratégia para quem deseja perder gordura corporal, especialmente em pessoas que acordam sem disposição para realizar atividades físicas logo pela manhã antes da primeira refeição.

Além disso, o pré-treino pode potencializar seu gasto calórico, turbinando sua energia e otimizando seu cardio, garantindo um resultado ainda melhor no processo de queima de gordura.

atleta tomando pré treino na academia
O pré-treino pode ser consumido em jejum para potencializar os benefícios do cardio

Isso porque o pré-treino conta com ingredientes estimulantes que proporcionam um aumento de energia, o que contribui para mais energia logo pela manhã. Com isso, até mesmo pessoas que se sentem mais cansadas durante o cardio em jejum podem notar uma melhora no desempenho.

Além disso, o pré-treino também melhora significativamente o foco e concentração, ajudando com que você se mantenha concentrado durante o exercício e realize o treino com as técnicas corretas.

Esse aumento da energia também impacta na queima de gordura: alguns ingredientes como a L-carnitina e cafeína ajudam a aumentar a oxidação da gordura, o que pode estimular ainda mais a queima de gordura.

Um estudo publicado no jornal Medicine & Science in Sports & Exercise mostrou que o consumo de cafeína possui um impacto significativo no processo de oxidação de gordura corporal. Além disso, esse mesmo estudo também observou um desempenho aprimorado em termos de resistência nos participantes que consumiram cafeína. 

pessoa correndo na esteira
Dependendo dos componentes do pré-treino, a queima de gordura é potencializada durante o treino

Em alguns casos, o pré-treino também conta com creatina e beta-alanina, que ajudam a aumentar a força e resistência durante o treino, permitindo que seu cardio seja mais eficaz e mais intenso.

Agora que você viu os benefícios do cardio em jejum e pré-treino, converse com o profissional que te acompanha para verificar a possibilidade de consumir esse tipo de suplemento antes do treino. Além de te dar mais disposição, o pré-treino ainda potencializa os benefícios do cardio em jejum, aumentando a oxidação de gordura.

Pré Treino Horus Max Titanium

Descubra o poder do Hórus, um produto pensado especialmente para quem precisa atingir alta performance. Hórus é o primeiro pré-treino brasileiro lançado após a liberação da ANVISA para o uso de Beta Alanina pela indústria de suplementos. A Max Titanium desenvolveu um aliado perfeito para quem busca melhorar a performance e potencializar os treinos de quem se exercita com alta intensidade.

pré treino hórus max titanium


Compartilhe com os amigos

Posts Similares